ROGÉRIO GODINHO

PIANISTA | CANTOR | COMPOSITOR | FOTÓGRAFO | VIDEOMAKER

; BIOGRAFIA

Rogério Godinho é um artista multifacetado - pianista, cantor e compositor, com formação na Universidade de Évora, no Lemmensinstituut (Bélgica) e no Hot Club de Portugal, tem na fotografia, nas filmagens e na poesia outras manifestações do seu universo artístico, como criador.

 

Nascido em Lisboa, iniciou a sua formação aos 8 anos de idade, aprendendo piano, solfejo e teoria musical, tocando tanto repertório pop como clássico. Aos 15 anos de idade, começou a interessar-se também pelo canto.

 

Em 2005 inscreve-se no Hot Club de Portugal em piano e em canto, onde estudou até 2009.

 

Depois de um período dividido entre o exercício da engenharia e a música, decide, no inicio de 2009, dedicar-se, em exclusivo, à vertente artística. Nesse mesmo ano, ingressa na Universidade de Évora, na Licenciatura de Piano (Jazz), onde teve a possibilidade de estudar com professores como Filipe Melo, Juan Galiardo, José Menezes, Liliana Bizinech (técnica vocal), Roberto Perez e Amílcar Vasques Dias (pianista e compositor), com quem teve o prazer de ter aulas de composição e de análise musical. O seu interesse pela música clássica, que desde criança se habituou a ouvir, levou-o a realizar diversas disciplinas dessa vertente. Prosseguiu os estudos no Lemmensinstituut (Leuven, Bélgica), onde teve oportunidade de trabalhar com os professores Hendrik Vanden Abeele, Marina Smoulders e Frank Vaganée, Lieven Strobbe, entre outros.

 

Em 2015 editou o seu primeiro trabalho discográfico - "ETERNO REGRESSO", com música original por si composta, em que transparecem as suas principais influências: o Fado, o Jazz, Música Popular Brasileira (MPB), com muitos elementos clássicos também presentes. Trata-se de um conceito maioritariamente intimista, onde a palavra, a imagem e a música são indissociáveis.

 

Em 2017 editou uma música que compôs em homenagem a Bernardo Sassetti, artista que muito admirava, a que chamou "Para Sassetti".

 

Mais recentemente, editou a sua composição "Évora, Cidade do Mundo", que fez parte do documentário do realizador Jorge de Sá, dedicado à distinção de Évora como cidade Património Mundial, por parte da Unesco.

 

 

a

ROGÉRIO GODINHO

PIANISTA | CANTOR | COMPOSITOR | FOTÓGRAFO | VIDEOMAKER